Laboratórios
Curso de Engenharia Química
Universidade Federal de Santa Catarina

 

Laboratórios do Departamento de Engenharia Química e
Engenharia de Alimentos

 

Laboratório de Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias

Vinculado e administrado pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, o Laboratório LAFETE/LABOPE tem como objetivo dar suporte e desenvolver práticas de ensino de graduação para as seguintes disciplinas de caráter experimental:
Laboratório de Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias I e
Laboratório de Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias II.

Espaço Físico:

O Laboratório dispõe de uma área de 60 m2 para desenvolver suas atividades. O número de alunos das turmas das disciplinas de graduação que o Laboratório atende são de no máximo 12 alunos.

Relação dos Experimentos:

Neste espaço físico concentram-se, atualmente, 9 (nove) experimentos relativos ao Laboratório de Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias I e 6 (seis) experimentos relativos ao Laboratório de Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias II, conforme relação a seguir:

Experimentos da disciplina Laboratório de Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias
a) Determinação do Número de Reynolds Crítico;
b) Determinação da Curva Característica de uma Bomba Centrífuga;
c) Perda de Carga em Acessórios Hidráulicos;
d) Perda de Carga em Meio Poroso;
e) Ensaios de Fluidização;
f) Ensaios de Sedimentação;
g) Transferência de Calor em Regime Não-estacionário;
h) Transferência de Calor por Convecção Forçada;
i) Condução de Calor e Perfil de Temperatura em Barras de Seção Circular.
Experimentos da disciplina Laboratório de Fenômenos de Transferência e Operações Unitárias II
a) Difusão Molecular em Gases;
b) Ensaios de Adsorção;
c) Ensaios de Destilação em Torre de Recheio;
d) Ensaios de Umidificação em Torre de Recheio;
e) Trocador de Calor a Placas;
F) Ensaios de Secagem em Túnel de Vento.

Informatização e Acesso à Rede

Atualmente, alguns experimentos (Ensaios de Destilação, Ensaios de Umidificação, Trocador de Calor a Placas, Ensaios de Secagem e Condução de Calor em Barras de Seção Circular) estão sendo informatizados, ou seja, a aquisição/monitoramento de dados está sendo acompanhado "on line" com o uso de um microcomputador.
A infraestrutura (fios e cabos), para "Acesso à rede" diretamente do laboratório, já esta pronta, faltando apenas a aquisição de um outro microcomputador para esta finalidade.

Segurança no Laboratório

Em função das características dos experimentos realizados nestes laboratórios pode-se garantir que a periculosidade e insalubridade do ambiente não é significativa para os alunos e professores que estão diretamente envolvidos.

As únicas substâncias químicas manipuladas pelos alunos nestes laboratórios são: Ácido Acético 0,2N, Hidróxido de Sódio 0,2N, Ácido Clorídrico 0,2N, Soluções indicadoras (Fenolftaleina 0,1% e Azul de Metileno 0,1%), Álcool etílico, Carbonato de Cálcio. Quanto às substâncias químicas consideradas perigosas: Mercúrio metálico e Tetracloreto de Carbono, são utilizadas apenas como fluidos manométricos confinados em manômetros de tubo em "U", não sendo elementos de manipulação por parte dos alunos.

Quanto a eventuais riscos de incêndio, devido uso exclusivo de eletricidade em alguns dos experimentos, o laboratório possui extintor de incêndio periodicamente revisado por pessoal especializado.

Qualificação do Pessoal de Apoio:

O Laboratório conta com suporte de Técnicos e Químicos de nível superior, seja na área química (preparo das soluções químicas utilizadas nos experimentos), elétrica e mecânica (auxílio nas montagens e manutenção dos experimentos), além da utilização de alunos através de bolsas de monitoria.

 

Laboratório de Engenharia Química

O objetivo é dar suporte e desenvolver práticas de graduação envolvendo tópicos variados no campo da Engenharia Química. As práticas são realizadas na disciplina Laboratório para Engenharia Química (ENQ5517). Este Laboratório envolve Laboratórios de Pesquisa do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

Relação dos Experimentos:

Distribuição dos Tempos de Residência (DTR) de Reatores Tubular e de Mistura
Determinação do Poder Calorífico de Combustíveis com Colorímetro de Junkers
Medida de Viscosidade de Líquidos Newtonianos e Viscosidade Aparente de Líquidos Não-Newtonianos
Determinação de Matéria Orgânica em Argilas
Volume Parcial Molar em Mistura Etanol-Água
Fabricação de Cerveja
Absorção em Coluna de Carvão Ativado
Demanda Química de Oxigênio "DQO" – Método Colorimétrico de Refluxo Fechado
Identificação de Sistemas de Malha Aberta
Projeto de Controladores
Obs: Os experimentos citados estão sendo realizados atualmente na disciplina Laboratório para Engenharia Química. Porém, os experimentos não são fixos, podendo variar de acordo com o interesse e a pesquisa dos professores dos diversos Laboratórios de Pesquisa do Departamento.

Laboratórios de Pesquisa do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos

Os Laboratórios de Pesquisa do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos também participam do ensino de graduação desenvolvendo práticas que são ministradas na disciplina Laboratório de Engenharia Química e, principalmente, dando condições para os alunos de graduação da engenharia química realizarem pesquisas dentro do programa de bolsas de iniciação científica do CNPq e da própria Universidade.

Laboratório de Cinética, Catálise e Reatores Químicos - LABORE

Alguns dos principais equipamentos são: Microscópio Eletrônico de varredura, Difração de raios-X, STA - Análise térmica simultânea, Distribuição granulométrica por laser, Termobalança, 2 Cromatógrafos a gás, Espectrofotômetro e Medidor de área superficial BET. No laboratório são realizados trabalhos em processos de desativação e regeneração de catalisadores heterogêneos, em linha provida de uma eletrobalança Cahn 2000, e reatores de leito fixo para estudo de dinâmica de reatores. Estuda ainda processos de gaseificação de carvão, redução de SOx e remoção de NOx.

Laboratório de Controle de Processos - LCP

O laboratório possui reatores químicos com controle online, um de mistura e dois de polimerização, válvulas de controle, sensores de pressão, amplificadores, placa de aquisição de dados, dois trocadores de calor a placas, quatro sistemas de tanque de nível, etc. Basicamente nele têm sido realizados trabalhos de análise e controle de reatores de polimerização.

Laboratório de Desenvolvimento de Processos Tecnológicos - LDPT

Viscosímetro de cilindros concêntricos e cone-placa, viscosímetro tipo Spindle, espectrofotômetro, microscópio de precisão, balança eletrônica de precisão, centrífuga 5000 rpm, estufa de esterilização, autoclave, bombas peristálticas, agitadores, medidores de oxigênio, medidores de pH, banhos termostáticos, etc

Laboratório de Engenharia Bioquímica - ENGEBIO

Os principais equipamento englobam fermentador BIOFLO de 6 litros, fermentador airlift de circulação externa (desenvolvido no próprio laboratório), cromatógrafo a gás com detector de ionização de chama, sensor de produtos voláteis (desenvolvido no laboratório), espectrofotômetro, além de diversos aparelhos para medição e análise microbiológica.

Laboratório de Materiais e Corrosão - LABMAT/EQA

Existe no laboratório: moinhos de bola e de impacto, britador de mandíbula, filtro prensa, conjunto de peneira e vibradores, além de câmara salina, densímetro, multímetro, baterias e painéis de exposição.

Laboratório de Processamento de Alimentos - PROALI

O laboratório possui equipamentos básicos e de bancada para análises de alimentos, tais como: teor proteico, umidade, sais, açúcares, sólidos solúveis, etc. Está equipado também para realizar análises microbiológicas, possui sala asséptica, câmara frigorífica, e demais equipamentos necessários a análises de alimentos.

Laboratório de Processos de Separação por Membranas - LABSEM

Os principais equipamentos são: ultrafiltro em aço inox, com membrana polimérica-escala piloto, microfiltros tangenciais com membrana cerâmica de alumina e zircômia, resfriador e trocador de calor, etc

Laboratório de Simulação de Processos - SIMPRO

Este laboratório destina-se principalmente a pesquisas de processos de separação, envolvendo adsorção e extração supercrítica. É especializado no desenvolvimento de softwares computacionais e, para a proposição dos modelos matemáticos usa resultados experimentais obtidos de convênio, em indústrias e instituições de pesquisa. O SIMPRO dispõe de estações de trabalho, microcomputadores e impressoras.

Laboratório de Simulação Numérica de Sistemas Químicos – LABSIN

O LABSIN dispõe de infra-estrutura computacional, incluindo estações de trabalho, microcomputadores e impressoras. Este laboratório se dedica ao desenvolvimento de metodologias numéricas aplicadas a volumes finitos, à modelagem e simulação numérica de problemas de fenômenos de transporte, especialmente envolvendo transferência de massa, com convecção dominante, aplicados à área ambiental e têxtil.

Laboratório de Sistemas Porosos - LASIPO

Viscosímetro, banhos termostatizados, estufas com controle e colunas com recheio.

Laboratório de Termodinâmica e Extração Supercrítica – LABTERM

O laboratório possui duas linhas de separação por extração supercrítica, com colunas extratoras a alta pressão, bombas de alta pressão, misturadores de fluxo, transdutores de pressão, multímetros e demais equipamentos necessários.

Laboratório de Transferência de Massa - LABMASSA

O LABMASSA dispõe de colunas de absorção, conectadas on-line a um computador, com placas de aquisição de dados para a determinação da concentração, que permitem o estudo da remoção de um dado poluente gasoso de interesse industrial. Dispõe de um sistema para o estudo da separação de particulados, utilizando ciclones, permitindo a realização de ensaios hidrodinâmicos. O laboratório possui um sistema que permite o estudo da extração e purificação de corantes naturais, em escala laboratorial.

Oficina Mecânica

Atende a todo o programa. Possui torno mecânico, serra elétrica, duas moto-esmeril, morsa, bancada, furadeira e demais equipamentos ou ferramentas, necessários aos serviços de manutenção e construção de pequenos equipamentos.

 

Laboratórios de Informática do Centro Tecnológica

Laboratório Integrado de Informática do Centro Tecnológico da UFSC - LIICT -

Vinculado e administrado pelo Centro Tecnológico da UFSC , o LIICT tem por objetivo dar suporte ao desenvolvimento do ensino de graduação no âmbito do Centro Tecnológico. Atende aos cursos de Engenharia, Arquitetura e Ciências da Computação. O Laboratório é composto por 9 salas onde são disponibilizados os computadores para o ensino de graduação. Cada sala tem seus objetivos e prioridades específicas.

Acesso à Rede:

Todos os computadores do Laboratório Integrado de Informática do CTC estão interligados em rede através da rede local Windows gerenciada no Sistema Operacional Windows NT. Todos os computadores estão conectados à Internet e formam a Rede Ctclab, a qual está ligada à Rede UFSC.

 

Laboratório de Apoio à Graduação - LABGRAD -

Vinculado e administrado pela Secretaria Extraordinária de Informática da UFSC, o LABGRAD tem como objetivo atender as necessidades dos alunos de graduação da UFSC na área de informática. O Laboratório oferece aos alunos todo suporte na edição de textos, planilhas eletrônicas, acesso à base de dados e principalmente internet, lendo ou enviando e-mail’s.O Laboratório está equipado com 98 microcomputadores, sendo 7 com multimídia, 10 impressoras e 2 scanners distribuídos numa área de aproximadamente 400 m2.

Acesso à Rede:

Todos os computadores do Laboratório Integrado de Informática do CTC estão interligados em rede através da rede local Windows gerenciada no Sistema Operacional Windows NT. Todos os computadores estão conectados à Internet e formam a Rede Labgrad_sei, a qual está ligada à Rede UFSC.

 

Laboratórios do Departamento de Química

 

Laboratórios de Química Analítica Quantitativa

Dois laboratórios, um de 50 m2 com 3 bancadas duplas e 3 capelas e outro com 30 m2, 2 bancadas duplas e 2 capelas, separados por uma sala de apoio de 24 m2, possuindo a mesma infra-estrutura da descrita anteriormente. O laboratório é servido por um técnico de laboratório e possui reagentes, completa vidraria e demais materiais de consumo para a realização de aulas práticas que envolvem a determinação quantitativa de espécies químicas por via úmida, seja por métodos volumétricos ou gravimétricos. O laboratório serve também de apoio para a preparação de amostras para análise nas duas disciplinas de métodos instrumentais de análise que utilizam equipamentos avançados, alguns deles localizados na Central de Análise do Departamento de Química. O laboratório atende disciplinas dos cursos de Química, Engenharia Química e Farmácia.

Equipamentos Disponíveis:

Balança analítica, balanças semi-analíticas, estufa para secagem de vidraria, muflas até 1200 oC , condutivímetros, refrigerador duplex, forno tubular para determinação de enxofre e carbono, fotômetro de chama, espectrofotômetro de absorção atômica, cromatógrafo a gás, pH-metros, espectrofotômetros na faixa do visível, espectrofotômetro na faixa ultravioleta/visível, buretas digitais de 50 ml, destilador de água, agitadores magnético, computador, centrífugas para análise semi-micro, banhos maria, banhos de areia.

 

Laboratórios de Físico-Química

Dois laboratórios, um de 50 m2 com 3 bancadas duplas com gavetas e armários e dispondo de completa instalação elétrica e hidráulica e 3 capelas com exaustão, iluminação e instalação elétrica e hidráulica e outro com 30 m2, com 1 bancada dupla. Entre os dois laboratórios localiza-se uma sala de apoio de 24 m2 com uma bancada, 2 balanças, um destilador de água, um refrigerador duplex, uma estufa de secagem de vidraria, uma máquina de fazer gelo, um deionizador e 2 balanças semi-analíticas. O laboratório é servido por um técnico de laboratório e dispõe de reagentes, completa vidraria e demais materiais de consumo para a realização das aulas práticas de Físico-Química que envolvem a medida de parâmetros termoquímicos e cinéticos, equilíbrios de fase, propriedades coligativas, condutividade, propriedades de soluções coloidais e de superfície de líquidos, fenômenos de adsorção em superfícies sólidas e determinação de parâmetros espectroscópicos utilizando espectroscopia nas regiões do infra-vermelho, visível e ultra-violeta. O laboratório maior acomoda com segurança 24 alunos trabalhando e atende, além das turmas do curso de Química, turmas dos cursos de Farmácia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária. O laboratório menor, onde estão alocados os espectrofotômetros de ultravioleta/visível e de infravermelho, é utilizado para atividades especiais, como as realizadas na disciplina "lnstrumentação para o Ensino de Química".

Equipamentos Disponíveis:

fonte de tensão corrente contínua até 250 V, fonte de tensão corrente contínua até 3000 V, fonte de tensão, corrente contínua até 100 V, multímetro digital de precisão, multímetro digital portátil, espectrofotômetro na faixa do infra-vennelho (4000-600cm-1), refratômetro, espectrofotômetro ultravioleta/visível(200-1100 nm) com acessórios, banhos termostatizados, espectrofotômetro na faixa do visível, banho-maria, mufla digital até 1200 oC, mantas de aquecimento com controle de temperatura, agitadores mecânicos, agitadores magnéticos com chapa de aquecimento, bomba de vácuo, balanças semi-analítica, espectrofotômetro ótico com lâmpadas de hidrogênio e -mercúrio, tubo de Walmet para determinação da relação carga/massa do elétron, condutivímetros, polarímetro, eletrônico, bomba calorimétrica, viscosímetro de Hoppler, viscosímetro de cilindros concêntricos, viscosímetros capilares, tensiômetro Du Nouy, aparelho para determinação do abaixamento do ponto de congelamento (propriedades coligativas), pHmetros, cilindro de gás oxigênio com manômetro, cronômetros, termômetros de Beckmann, aparelho para determinação de potencial de eletrodo, registrador potenciométrico eaparelho para determinação de constante dielétrica de líquidos

 

Laboratório de Química Inorgânica

Um laboratório de 50 m2 com 3 bancadas duplas com gavetas e armários e dispondo de completa instalação elétrica e hidráulica e 3 capelas com exaustão, iluminação e instalação elétrica e hidráulica e uma sala de equipamentos com 30 m2. Entre os dois localiza-se uma sala de apoio de 24 m2 com uma bancada, 1 balança, um destilador de água, um refrigerador duplex, uma estufa de secagem de vidraria, uma máquina de fazer gelo. O laboratório é servido por um técnico de laboratório e dispõe de reagentes, completa vidraria e demais materiais de consumo para a realização das aulas práticas envolvendo a síntese e caracterização espectroscópica e eletroquímica de complexos inorgânicos. O laboratório acomoda com segurança 24 alunos trabalhando e atende, além das turmas do curso de Química, turmas dos cursos de Engenharia Química.

Equipamentos Disponíveis:

Potenciostato/galvanostato, microcomputadores, impressora jato de tinta, cilindro de gás argônio, espectrofotômetro de infravermelho FTIR (4000-400 cm-1), espectrofotômetro ultravioleta/visível, forno de microondas, banho termostatizado, centrífuga, evaporador rotatório, balanças semi-analíticas, microscópio, pHmetro, bombas de aspiração, bomba de vácuo, agitadores magnéticos com chapa de aquecimento, banho-maria e mufla até 1200 oC

 

Laboratório de Química Orgânica

Dois laboratórios de 50 m2 cada, possuindo cada um 3 bancadas duplas com gavetas e armários e dispondo de completa instalação elétrica e hidráulica, 3 capelas com exaustão, iluminação e instalação elétrica e hidráulica. Entre os dois laboratórios localiza-se uma sala de apoio de 24 m2 com uma bancada, uma balança, um destilados de água, um refrigerador duplex, uma estufa de secagem de vidraria e uma balança semi-analítica. O laboratório é servido por um técnico de laboratório e dispõe de reagentes, completa vidraria e demais materiais de consumo para a realização de aulas práticas que envolvem a síntese, separação e purificação de substâncias orgânicas, extração de produtos naturais e ensaios de análise orgânica. Para o acompanhamento das reações e identificação de produtos obtidos é utilizada a infra-estrutura da Central de Análise. Cada laboratório acomoda com segurança 24 alunos trabalhando e atende, além das turmas do curso de Química, turmas dos cursos de Farmácia, Agronomia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária.

Equipamentos Disponíveis:

Balança analítica, balança semi-analítlca, estufas para secagem de vidraria, polarímetros, bombas de vácuo, espectrofotômetro na região do visível, agitadores magnético com chapa de aquecimento, microscópios, agitadores mecânico, mantas de aquecimento com controle de temperatura, kits junta esmerilhada 14/20 para destilação, aparelhos para determinação do ponto de fusão e banhos-maria.

 

Laboratórios de Química Geral

Dois laboratórios de 50 m2 cada, possuindo cada um 3 bancadas duplas com gavetas e armários e dispondo de completa instalação elétrica e hidráulica, 3 capelas com exaustão, iluminação e instalação elétrica e hidráulica. Entre os dois laboratórios localiza-se uma sala de apoio de 24 m2 com uma bancada, um destilador de água, um refrigerador duplex, uma máquina de fazer gelo, uma estufa de secagem de vidraria e uma balança semi-analítica. O laboratório é servido por um técnico de laboratório e dispõe de reagentes e completa vidraria para a realização das aulas práticas. Cada laboratório acomoda com segurança 24 alunos trabalhando e atende,, além das turmas do curso de Química, turmas dos cursos de Farmácia, Agronomia, Física, Biologia e todas as modalidades de Engenharia.

Equipamentos Disponíveis:

Computador, banho-maria, balanças semi-analítica, televisor 24", vídeo cassete, agitador magnético, chapas de aquecimento, mantas de aquecimento e pH-metros.

 

Laboratórios do Departamento de Física

 

Laboratório de Mecânica, Acústica e Termodinâmica

Vinculado e administrado pelo Departamento de Física, o Laboratório de Mecânica, Acústica e Termodinâmica tem como objetivo dar suporte e desenvolver práticas de ensino de graduação para a disciplina Física Experimental I (FSC5122) para alunos de graduação dos cursos de Física e Engenharias. O Laboratório dispõe de uma área de 185,5 m2 para desenvolver suas atividades. O número de alunos das turmas das disciplinas de graduação que o Laboratório atende são de no máximo 15 alunos. O Laboratório tem por fim o desenvolvimento e realização de experiências em ambiente climatizado sobre tópicos de mecânica, hidrostática, acústica e termodinâmica.

Equipamentos e Instrumentos:

Trenas, paquímetros, micrômetros, balanças digitais, barômetros, picnômetros, viscosímetros, dinamômetros, densímetros, calorímetros, mantas térmicas, esferômetros, túneis de vento, trilhos de ar, termômetros digitais, cronômetros digitais, kits para experiências sobre condutividade térmica, kits para experiências sobre rotações, sensores ópticos de medida de intervalos de tempo, interfaces para tomada de dados, computadores com acesso à rede UFSC.

 

Laboratório de Eletricidade, Magnetismo e Ótica

Vinculado e administrado pelo Departamento de Física, o Laboratório de Eletricidade, Magnetismo e Ótica tem como objetivo dar suporte e desenvolver práticas de ensino de graduação para a disciplina Física Experimental II (FSC5123) para alunos de graduação dos cursos de Física, Química e Engenharias. O Laboratório dispõe de uma área de 184,2 m2 para desenvolver suas atividades. O número de alunos das turmas das disciplinas de graduação que o Laboratório atende são de no máximo 18 alunos. O Laboratório tem por finalidade o desenvolvimento e realização de experiências em ambiente climatizado sobre tópicos de eletricidade, magnetismo e ótica.

Equipamentos e Instrumentos:

Espectrômetros ópticos, bancos ópticos, polarizadores, microscópios, telescópios, monocromadores, lasers modulados, interferômetros de Michelson, balanças de corrente, balanças de Coulomb, bobinas de Helmholtz, osciloscópios, eletrômetros, galvanômetros, gaussímetros, freqüencímetros, instrumentos para medida de capacitâncias, resistores, capacitores, diodos, VDR, PTC, transistores, fontes de tensão (alta e baixa), fontes de corrente (alta e baixa), multímetros, instrumentos para mapeamento de superfícies equipotenciais, instrumentos para medidas da velocidade da luz, interfaces para tomada de dados, computadores com acesso à rede UFSC.

 

 

 

Home ] Up ]